Diversos

Diferença Entre Dieta e Reeducação Alimentar – O que são e Benefícios

dietaExistem diversas maneiras de perder peso, porém o que poucas pessoas sabem é que há algumas que não nos proporcionam tantos benefícios quanto parecem. Homens e mulheres diariamente se submetem a dietas, mas será que elas são a melhor maneira de se emagrecer? Quando feitas de forma rígida e muito restritiva, as dietas podem ser prejudiciais à saúde de nosso corpo! Mas não pense que todas as dietas são ruins e que não trazem resultados. Além delas, existe também a reeducação alimentar que é usada para emagrecer e melhorar os maus hábitos alimentares. Para eliminar muitas dúvidas quanto à diferença entre dieta e reeducação alimentar é que preparamos esta matéria. Você verá a seguir o conceito de cada uma e todos os benefícios que elas podem proporcionar ao corpo.

O que São e Diferença Entre Dieta e Reeducação Alimentar

  • Dieta:

A principal diferença entre dieta e reeducação alimentar é que a dieta tem um prazo para acabar. Normalmente elas são feitas por pessoas que estão com uns quilinhos a mais e desejam perdê-los rapidamente. A característica de muitas dietas é que elas são restritivas, eliminando assim, certos alimentos de seu cardápio. O problema ocorre quando estes alimentos dietaque são eliminados ficam em falta em nosso organismo, fazendo com que ele perca proteínas e vitaminas essenciais para o seu bom funcionamento. Há também a possibilidade de acontecer o famoso efeito sanfona, que ocorre quando perdemos quilos graças à dieta, mas logo após alcançarmos o objetivo, voltamos com nossos hábitos normais, resultando no aumento de peso. Todas as dietas possuem um objetivo e quando ele é alcançado as pessoas deixam a dieta e correm o risco de conquistarem mais peso do que tinham antes. Portanto, o maior cuidado que se deve ter ao fazer uma dieta é para manter o peso após chegar ao seu objetivo.

  • Reeducação Alimentar:

Diferente da dieta, a reeducação alimentar é um processo que durará a vida toda. Ela exige dedicação e paciência, pois seus resultados não são visíveis com tanta rapidez como na dieta. Esta reeducação te fará analisar as comidas de uma maneira diferente. Você aprenderá quais alimentos são melhores para o seu organismo e substituirá os maus hábitos por bons hábitos alimentares. Por ser um processo demorado, a reeducação alimentar deve ser acompanhada de um nutricionista que avaliará o seu progresso com o passar dos dias. Ela também não faz com que você mude radicalmente o seu cardápio, pois a reeducação é feita a partir dos dados de seu cotidiano. Portanto, para cada pessoa há uma reeducacao-alimentarreeducação alimentar específica, o que não acontece nas dietas.

Benefícios

Tanto a dieta quando a reeducação alimentar poderão eliminar aqueles quilinhos a mais, devido aos alimentos que compõe os seus cardápios. Mas, além disso, eles ainda melhoram a sua saúde quando são feitos com acompanhamento profissional, reduzem o inchaço e valorizam os alimentos naturais ao invés dos industrializados! Para aproveitar todos os benefícios da dieta e da reeducação alimentar, consulte um nutricionista e veja qual a melhor forma de emagrecer com saúde para você. Lembre-se somente de que além da alimentação, para manter o peso e a saúde em dia, você deve realizar atividades físicas com regularidade. Caso opte por emagrecer com uma dieta, tenha o cuidado de manter o peso após alcançar o objetivo, e caso opte por fazer uma reeducação alimentar, tenha paciência e força de vontade para mudar todos os seus maus hábitos.

Comente abaixo a sua preferência entre dieta e reeducação alimentar e até logo!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.