Saúde

Pitaia ou Pitaya Emagrece? – Para Que Serve? Como Tomar, Preço e Benefícios

A pitaia ou pitaya está sendo uma das melhores opções no cardápio dos que desejam ter boa saúde e até mesmo mais disposição para o dia a dia. Porém, emagrece mesmo? Para que serve e os preços? Descubra a resposta a estas e outras dúvidas que possa surgir, lendo no post a seguir!

Pitaia é um fruto nativo do méxico e américa central, mas também e cultivado no Brasil. Também conhecido como fruta-dragão, devido a “escamas” presentes em sua casca.

Existem três espécies a pitaia branca, a amarela e vermelha.

Para aqueles que procuram uma vida fitness a pitaia vermelha é uma das mais consumidas, isso por que ela tem uma alta concentração de vitamina A, é fonte de fibras, contém ferro na sua composição e ainda é rica em antioxidantes.

Valores Nutricionais da Pitaia

Uma quantidade de 100 gramas de pitaia contém os seguintes valores nutricionais:

  • 50 Calorias;
  • 0,38 gramas de gorduras totais;
  • 12,26 gramas de carboidratos;
  • 1,7 gramas de fibras;
  • 0,78 gramas de proteínas;

Pitaia Emagrece?

Um dos melhores benefícios que a pitaia pode trazer para a sua dieta é o fato de que ela te ajuda a emagrecer, pois a fruta possui baixa caloria e uma alta quantidade de fibras, além de ser um termogênico natural.

A fruta também é rica em tiramina, que ajuda no controle do apetite causando uma sensação de saciedade, além disso, a tiramina ao ser sintetizada pelo nosso corpo libera glucagon, um hormônio que faz com que nosso corpo utilize a glicose e o excesso de gordura como fonte de energia.

Uma vez que usamos a gordura como fonte de energia durante o dia, nós a queimamos de forma mais rápida e consequentemente emagrecendo.

Outros Benefícios da Pitaia

pitaia emagrece

A pitaia além de emagrecer ainda fornece muitos outros benefícios, tais quais:

Auxilia no processo digestivo por ser rica em oligossacarídeos; Reduz o colesterol; Aumenta a excreção de metais pesados e tóxicos; Fortalece o sistema imunológico; Combate doenças respiratórias e possui ação antioxidante, o que combate os radicais livre, sendo bom para a pele e retardando o envelhecimento.

Como Tomar Pitaia

pitaia suco

Apesar da fruta apresentar uma casca dura, a fruta possui uma polpa bem leve e cremosa, e a melhor forma de consumir é comer a polpa diretamente da fruta de forma natural.

É possível ainda encontrar capsulas de pitaia, essas capsulas matem os mesmos benefícios que você teria ao consumir a própria fruta, mas se torna mais fácil de encontrar e consumir.

Como qualquer outro fruto você ainda pode aproveitar para utilizar a pitaia em receitas, como sucos e sorvetes por exemplo.

Vale lembrar que é possível armazenar o fruto por muitos dias graças a sua casca bastante resistente, mais uma vez aberto o consumo deve ser feito de imediato ou no máximo de um dia para o outro, pois uma vez em contato com o ar as propriedades benéficas da polpa vão se perdendo.

Além de consumir como alimento, você pode utilizar as propriedades antioxidantes da pitaia e os seus benefícios para a pele a partir de máscaras faciais, é possível preparar por exemplo, máscaras antienvelhecimento, para combater acnes, aliviar queimaduras do sol ou até mesmo esfoliante para pele.

Compra e Preço da Pitaia

O preço do fruto, por se tratar de uma fruta bastante exótica ainda é caro para a nossa realidade em comparado ao consumo de outras frutas.

Outro problema é a destoante diferença de preços, você pode encontrar a fruta por um valor de R$ 100,00 o quilo ou pagar um valor de até R$ 8,00 reais o quilo, o preço pode variar dependendo da sua região e da fruta da sua preferência, a pitaia amarela é a mais cara, já a vermelha costuma ser mais em conta, mas mesmo entre a vermelha você encontra essa grande margem no preço.

Essas foram algumas informações de como você pote utilizar a pitaia, e aproveitar os benefícios de um delicioso fruto e que ainda te ajuda a emagrecer.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.