Exercícios

Treinamento Isométrico – O Que é, Como Fazer e Benefícios

treinamento-isometricoEste treinamento é capaz de melhorar os estímulos distribuídos nos músculos, proteger as articulações e é utilizado para tonificar e fortalecer a musculatura. Além disso, ele proporciona tensão e estática nos músculos e é por isso, que ele é capaz de melhorar a resistência e potenciar as fibras musculares. Para realizar este exercício, a pessoa deve permanecer com seu corpo imóvel, em uma posição em que haja a contração isométrica no corpo. Neste período, ação muscular estará ocorrendo, porém sem movimentos visíveis. Para alcançar o resultado esperado, não pode haver movimentação de nenhuma parte do corpo, pois só assim, ele ficará em perfeito estado estático. O treinamento isométrico produz um aumento do acúmulo sanguíneo nos músculos, por causa da sustentabilidade estática que o corpo da pessoa se submete, e ele é indicado para pessoas que possuem problemas nas articulações ou que estão em processos de reabilitação. Especialistas recomendam que antes de executar com frequência esse treinamento, você consulte um médico para conferir se poderá fazê-lo regularmente. Confira agora, como fazer esta atividade e seus benefícios:

Como Fazer o Treinamento Isométrico

  • Cadeira Imaginária

Encoste-se a uma parede e sente-se em uma “cadeira imaginária”, deixando os braços estendidos sobre a parede e oCadeira-imaginaria corpo junto a ela também. Suas pernas deverão formar um ângulo de 90° graus, pois ao formar este ângulo, os músculos começam a ser estimulados. Permaneça nesta posição o máximo de tempo que conseguir. Esta é apenas uma das posições estáticas que podem ser feitas através desse treinamento.

  • Flexões Isométricas

flexao-isometricaDeite-se em uma superfície lisa. Esta contração estática é parecida com uma flexão de braço, porém a diferença é que você deve sustentar o seu corpo nos antebraços. O ângulo de 90° graus formado pelo seu cotovelo é o local onde estará concentrada toda a isometria. A isometria é um ponto de equilíbrio, feito através da contração muscular. É recomendado que todos os exercícios de estática sejam acompanhados por um período de repouso, possibilitando que a musculatura descanse.  O ponto de equilibro no ângulo de 90° feito pelo seu braço deve ser mantido no mínimo por 10 segundos.

Benefícios

Através deste treinamento, os músculos ganham mais resistência, força, são tonificados e suas fibras são estimuladas. Este exercício é perfeito para acompanhar outras atividades físicas e para melhorar o desenvolvimento dos músculos no período em que se busca a hipertrofia.

Deixe seu comentário abaixo e até mais!

Tags do Artigo
    quais os beneficios dos exercicios isometricos;

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.